O que as varizes contam sobre suas pernas?
- Meias CompressivasQualidade de vidaSaúde
- 04/03/2021
- No Comment
- 471
Varizes são veias dilatadas e tortuosas que aparecem principalmente nas pernas das mulheres, devido a questões hormonais. Mas a preocupação deve ir muito além da questão estética, ao notar os “vasinhos” evidentes de cor roxa ou azulada sob a pele. Veja a seguir por que você deve ficar atenta ao surgimento das varizes.
Causas e sintomas das varizes
Varizes indicam que há problemas de circulação no local – ou seja, que o fluxo sanguíneo que deveria voltar das pernas para o coração não está funcionando normalmente. Isso ocorre porque, dentro das veias, existem as válvulas, responsáveis por bombear o sangue, impedindo que o mesmo volte para os pés (por conta da gravidade). Se há alguma falha nas válvulas, o sangue fica concentrado na veia, parado, tornando-a dilatada. E então surgem as varizes, que podem causar dor, inchaço nas pernas e nos pés, e até coceira onde as veias tortuosas aparecem.
Na fase inicial, o inchaço pode ocorrer apenas no tornozelo. Porém, com o progresso da doença, o inchaço pode se tornar mais persistente, impactando toda a perna. Além disso, quando não tratada, a enfermidade pode levar à trombose, já que as falhas na circulação favorecem a coagulação do sangue.
Portanto, prevenir o surgimento das varizes, mantendo uma boa circulação do sangue e contando com o acompanhamento do angiologista, é indispensável!
Como melhorar a circulação do sangue e evitar as varizes
Mas afinal, já que as varizes mostram que há problemas de circulação nas pernas, como preveni-las, antes de sofrer as consequências da doença?
Embora fatores genéticos influenciem no aparecimento, há alguns itens que ajudam a prevenir esse mal:
- Uso de meias de compressão medicinais (com indicação médica): o acessório otimiza a circulação do sangue no local, evitando a obstrução das veias
- Beber muita água: o corpo não hidratado tende a favorecer a retenção de líquidos.
- Evitar o sedentarismo: fazer exercícios físicos regularmente e evitar ficar parada por muito tempo (sentada ou em pé) é essencial para melhorar o fluxo sanguíneo.
- Colocar as pernas para cima: bastam de 15 a 20 minutos por dia para aliviar o desconforto das dores nas pernas e também para ativar a circulação nas pernas.
Você já sofreu com varizes ou quer evitar estes e outros problemas de saúde para ter mais qualidade de vida? Acompanhe as dicas exclusivas em nosso Instagram e coloque os bons hábitos em prática!